segunda-feira, 29 de junho de 2015

O CASTIGO CHEGOU.

                                                                                                                                                A crise política brasileira é outro episódio de perdição dos homens por ambição excessiva. O PT era um partido com princípios em defesa da transparência, da democratização e da descentralização dos orçamentos públicos. Mas petistas inebriados pelo poder perderam-se em desmedidas pretensões. Lançaram-se com voracidade em despudorado ímpeto de conquista e aparelhamento dessa engrenagem administrativa centralizada, tão instrumental ao autoritarismo dos militares que a moldaram. Por esse desaforo ao bom senso dos eleitores e por esse desafio às instituições de uma sociedade aberta em construção, ofenderam os deuses da Justiça e por eles deverão ser punidos.
A nossa atual crise econômica é também filha dos excessos e da falta de moderação. A tentativa de perpetuar uma expansão cíclica sob os ventos favoráveis de um boom das commodities estimulou a excitação do consumo privado pelos juros baixos do Banco Central, pela redução de impostos e desonerações fiscais, pela expansão excessiva do crédito público e pelo represamento de preços-chave na economia como energia, combustíveis e câmbio. Os efeitos benéficos transitórios reelegeram a presidente. Mas pelos excessos sofre agora castigos dos deuses.
Paulo Guedes.
O Globo.
29-06-2015                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FÓRMULA DA ESQUERDA DE MINAR A DEMOCRACIA.

A democracia não se configura tão somente pelas eleições diretas. O que caracterizada a democracia é uma complexa rede de direitos, obrigaç...