sábado, 21 de janeiro de 2017

A MAIOR CHACINA DA GUERRA DO VIETNÃ.

No dia   16 de março de 1968 um pelotão da  11ª Brigada de Infantaria do Exército Americano , adentrou à aldeia de May Lai, no Vietnã para abater guerrilheiros Vietcongs que estariam refugiados no local . A tropa  comandada por´um um jovem 2º tenente chamado  William Calley, rumou para o local com muito ódio, pois muitos soldados dessa unidade haviam sido mortos ou feridos em combates, nos dias anteriores pelos guerrilheiros. Quando a tropa  entrou na aldeia, o tenente Calley  ordenou: "É O QUE VOCÊS ESTAVAM ESPERANDO; VAMOS DESTRUIR TUDO. Vamos limpar My Lai. A aldeia  era considerada um ninho dos combatentes Vietcongues "As ordens eram para matar tudo o que se mexesse. Sob o comando de Calley, o pelotão não poupou ninguém. Em apenas quatro horas, mataram os animais, queimaram as choupanas, violaram e mutilaram as mulheres, assassinaram homens e trucidaram as crianças. No final do derramamento de sangue, havia 504 cadáveres , em sua grande maioria idosos, mulheres e crianças , todos desarmados e assassinados a sangue frio.   .O massacre só foi interrompido graças à iniciativa heroica do piloto de helicóptero, Hugh Thompson, Jr., que vendo do alto a matança, pousou o aparelho e ameaçou atirar com as metralhadoras de sua própria aeronave contra os soldados americanos.O tenente Willian Callei era, como civil, antes de ser convocado para a guerra ,apenas um garoto que amava os Beatles e os Rolings Stones A guerra, no entanto, o transformou num dos maiores assassino do Século XX. O Tenente Willian Callei, de apenas 26 anos foi condenado a prisão perpétua como criminoso de guerra. Mas, 2 dias antes de renunciar,em agosto de 1974,  o presidente Richard Nixon deu-lhe o perdão ( ele tinha este poder) livrando-o para sempre da prisão. 
A Aldeia era mesmo um esconderijo dos guerrilheiros Vietcongs que eram cruéis com os soldados Americanos e eles se misturavam com a população civil transformando-se em simples camponeses inocentes e os idosos e crianças eram usados com esta finalidade estratégica, na qual os Americanos acreditavam e caíam na armadilha. Era a chamada ''guerra revolucionária'' contra inimigos poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRISTO E A PROFECIA DO FIM DO MUNDO.

MARCOS 13 2 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3 E, assen...