terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A AGULHA DE JESUS NO CASO DO ACESSO AO CÉU

No Evangelho de Mateus, um jovem rico pergunta a Jesus o que ele deveria fazer para merecer  a vida eterna. Jesus recomenda ao rapaz que obedeça aos mandamentos. Quando ele responde que já os observa, Jesus então acrescenta: ''SE QUERES SER PERFEITO, VAI E VENDE TUDO O QUE TENS E DÁ AOS POBRES; DEPOIS SIM, VEM SEGUIR-ME'' (Mateus 19:21)'' Em Lucas a reação de Jesus é mais contundente ainda; «Jesus disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois é  mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.» (Lucas 18:18-30). Daí em diante inicia-se a FRAUDE interpretativa, pois a expressão "buraco de uma agulha" tem sido interpretada quem como sendo um portão em Jerusalém, que abria após o portão principal ter se fechado à noite. Um camelo só poderia passar por este portão, menor, se se agachasse e fosse descarregado. Esta história tem sido apresentada desde pelo menos o século XV e, possivelmente, desde o século IX. PORÉM NÃO HÁ NENHUMA EVIDÊNCIA DA EXISTÊNCIA DE TAL PORTÃO: É FRAUDE INTELECTUAL! Outro sábio , Cirilo de Alexandria afirmou que "camelo" é um erro de impressão grego. Kamêlos ("camelo") seria a versão errada e kamilos ("corda" ou "cabo") seria o correto, Contudo, evidências para um erro assim são fracas, com nenhum apoio em manuscritos. Além disso, esta interpretação é contra o princípio da crítica textual de que os erros tendem a acontecer na direção da leitura mais simples e não contra ela.
Sejamos ,pois, honestos ,mesmo quando o texto da antiguidade se opõe às nossas crenças que nos faz optar por adaptações INFANTILIZADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sorte é sorte

Às vezes relutamos em creditar nossos êxitos na vida à sorte. Preferimos atribuir um ganho material  ou um resultado positivo à nossa inteli...