segunda-feira, 20 de abril de 2020

OS AUTORES DO GOLPE MILITAR NO BRASIL EM 1964

Documentos resgatados da CIA  mostram  quem comandou o golpe militar de 1964 no Brasil. O poderio militar dos EUA foi a principal razão para não ter havido uma reação de João Goulart ao golpe dado pelos militares brasileiros contra seu governo. Jango, dispunha de informações seguras e elas fizeram com que ele não tentasse resistir.Os EUA estavam enviando uma frota naval para a costa brasileira, (confirmada pelo próprio embaixador Linconml Gordon anos depois), já seria suficiente para desestimular qualquer reação do governo de João Goulart. O deslocamento da frota foi a maior movimentação naval no Hemisfério Sul desde a época da 2ª Guerra Mundial. A insatisfação norte-americana em relação aos rumos do país sob a presidência de João Goulart vinha do início de seu mandato. Algumas posições de Jango, como colocar em prática uma série de reformas, entre elas a reforma agrária, e as de seus aliados, como o governador do Rio Grande do Sul à época, Leonel Brizola, que desapropriou duas companhias norte-americanas (ITT, do setor de telecomunicações, e Amforp, de energia elétrica), aumentou a crença nas informações, passadas por Gordon, de que o país caminhava para adotar o regime comunista. O presidente Americano ,Lindon Johnson , havia autorizado à invasão do Brasil, caso o exército brasileiro resolvesse reagir.
Na foto abaixo, à esquerda , LINCOMNL GORDON,embaixador dos EUA no Brasil em 1964, que comandou golpe militar no Brasil. Na foto, Gordon aparece ao lado do presidente João Goulart .
A segunda pessoa mais importante no golpe foi o adido militar Americano no Brasil, de 1962 a 1967, que auxiliava o embaixador Lincomnl ,foi o então Coronel Vernon Walters,
Em 1998, em uma entrevista à TV, o já General Wernon Walters comentou: "EU GOSTARIA DE SER LEMBRADO POR TER FEITO O QUE PUDE, COMO SOLDADO, PARA MANTER A PAZ,PORQUE SE O BRASIL CAÍSSE NAS MÃOS DOS COMUNISTAS ,NÃO SERIA OUTRA CUBA: SERIA OUTRA CHINA.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sorte é sorte

Às vezes relutamos em creditar nossos êxitos na vida à sorte. Preferimos atribuir um ganho material  ou um resultado positivo à nossa inteli...